Depoimento de pais de aluno – Antônio Pereira Cândido
26 de maio de 2018 | Antônio Pereira Cândido

Uma educação feita com um conteúdo diferente e de uma forma diferente.

Sempre busquei para  minhas filhas, e penso que todos os pais se conduzem assim, a melhor educação dentro das possibilidades existentes.

De inicio tinha alguns princípios que norteavam a busca.

Gostaria que minhas filhas estudassem coisas úteis para a vida, que fossem estimuladas a serem livres, a contribuir com a liberdade dos demais.

Que conquistassem habilidades para contribuir com o aperfeiçoamento da sociedade, que fossem seguras de si e que a educação promovesse muita felicidade para elas.

Nesta condição tomei algumas decisões e as matriculei em algumas escolas que entendia estarem mais ou menos dentro do que eu esperava.

As experiências foram boas, em alguns casos nem tanto, porém, sempre aprendi muito com todas as alternativas vividas neste aspecto.

Certo dia eu visitei uma escola para colocar minhas filhas. Ao chegar no local me chamou a atenção inicialmente o aspecto físico. Tudo tão bem cuidado, tudo tão limpo e organizado que me surpreendeu.

Fui recebido pela direção e coordenação da escola que me apresentaram as instalações, me forneceram informações sobre diversos temas. Um deles prendeu ainda mais minha atenção.

A proposta pedagógica. Do que entendi, a proposta pedagógica está fundamentada em conhecimentos que proporcionam a conquista de elementos para criar em si um ser humano melhor. O surpreendente na abordagem foi saber que as professoras, os funcionários e todos os que estavam envolvidos com a escola, também tinham estes objetivos e para alcançá-los faziam estudos e trocavam experiências.

Interessado ainda mais pelo tema, busquei estudar sobre a tal pedagogia bem como pela instituição de ensino que a utilizava como base para proporcionar educação.

Pesquisando na Internet fiquei sabendo que a escola fazia parte de um sistema de educação com mais de 50 anos de funcionamento. Procurando saber sobre as demais unidades que compunham o sistema encontre indicadores muito interessantes.

Com relação ao funcionamento da escola, além do acima citado, me impressionou a efetiva conexão entre o projeto pedagógico e a prática pedagógica vivida no dia a dia.

Entendi de imediato o que fazia a diferença nesta questão. O fato diferenciador estava na prática diária da pedagogia, baseada em conhecimentos logosóficos,  pelos professores, coordenadores e diretoria.

Buscando entender melhor o que eles praticavam, fiquei sabendo que os objetivos para o dia, os propósitos e as aspirações eram muito interessantes, diferenciadas. Na verdade eu me identifiquei imediatamente com o que eles cultivavam o tempo inteiro e que para mim estava mais em tom de um mundo ideal.

Sempre quis ser mais dono de mim mesmo, porém, no dia a dia, eu esquecia e vivia a vida no automático. Lembro-me também que sempre quis ser útil, desde criança tinha esta vontade, más, o que observava é que nem sempre este querer presidia minha vontade enfim.

Fiquei muito surpreso com tudo que observei e ouvi.

O corpo docente tem uma atmosfera, uma alegria e uma energia que me encantaram. Fiquei sabendo que eles têm reuniões de planejamento todas as semanas, uma manhã inteira dedicada a repassar as atividades, as formas de encaminhá-las e a orientação pedagógica adequada, segundo o referencial adotado para a escola.

O tempo das reuniões com os pais é dedicado para auxiliá-los  praticar a pedagogia em questão em casa. Fiquei também impressionado com os relatos dos pais. Foi uma experiência ímpar.

Sai da escola com a certeza de que era ali que gostaria de colocar minhas filhas. Havia encontrado uma  alternativa para dar para as minhas filhas uma educação com conteúdo e forma diferente.

 


 
 

Receba Nossos Informativos

Cadastre seu email para receber nossos informativos com novos artigos, livros e conteúdos exclusivos.