A Observação
22 de abril de 2017 | FUNDAÇÃO LOGOSÓFICA

Ver é diferente de observar. De acordo com o dicionário Aurélio, observar é examinar minuciosamente; olhar com atenção; estudar, advertir, acompanhar a evolução, o comportamento ou o funcionamento de; vigiar as próprias ações; ser circunspecto; vigiar-se reciprocamente.

Para a Pedagogia Logosófica, observar é uma das faculdades da inteligência destinada a explorar o mundo externo ao homem e também o seu mundo interno, e deve ser exercida com o máximo de precisão. É a vigia da mente em constante alerta.

A observação pode ser usada para muitas coisas. Por exemplo, para:

  • Ver a própria fisionomia e a dos demais, porque em cada fisionomia sempre aparecem claros indícios do que se experimentou no dia, na véspera e até nos dias anteriores, pois nela ficam estampados os estados de ânimo e as preocupações.
  • Corrigir os próprios defeitos, contribuindo para o melhoramento individual.
  • Aprender com as boas atitudes.
  • Ver a repercussão dos erros nos demais e não querer repeti-los.
  • E para muitos outros fins.

Vamos ver se durante você descobre outras funções desta importante faculdade da inteligência?

“Faça da observação um hábito; só assim ela poderá adquirir eficácia. (…) procure que, após um continuado exercício, a observação chegue a ser natural em você, a consubstanciar-se com você. Disso surgirão em sua mente idéias felizes, construtivas sempre. Eis aí o destino da observação.”

Você quer avaliar se é uma pessoa observadora, pelo menos no aspecto gráfico das coisas? Há 11 rostos humanos na imagem abaixo. Veja quantos consegue encontrar.

DOOLHILL

Você encontrou todos? Se achou oito, você tem extraordinário senso de observação. Se sncontrou nove, seu senso de observação está acima da média. Se achou dez deles, você é muito observador. Se achou onze, você é extremamente observador…

 

Para refletir:

  • Podemos considerar aquele que conseguiu encontrar mais rosto nesta imagem um extraordinário observador?
  • Quais são as características e condições de um bom observador?
  • O que você pode fazer para desenvolver a suba observação?
  • Que uso você tem feitos de suas observações?

 

 


 
 

Receba Nossos Informativos

Cadastre seu email para receber nossos informativos com novos artigos, livros e conteúdos exclusivos.