A importância da Lógica para o desenvolvimento infantil: uma perspectiva sobre as faculdades da inteligência
31 de janeiro de 2016 | Janaína Pinheiro Vece

 

Este estudo visa apresentar a lógica utilizada na educação infantil como uma ferramenta de aprendizado, através de experimentos acessíveis a mente infantil, ensinando as crianças a pensarem por si mesmas a partir de questionamentos formulados por elas, observando experimentos de forma a fixar uma melhor compreensão do conteúdo aprendido. Como a primeira infância é a base para todas as aprendizagens humanas, é necessário iniciar um trabalho para que desde que a criança ingresse na escola esteja sendo estimulada a desenvolver- se adquirindo as aptidões necessárias para o melhor funcionamento de sua inteligência.

Apresentar a lógica como recurso pedagógico desde a educação infantil, favorecendo o desenvolvimento das faculdades de pensar e raciocinar, tornará a criança capaz de distinguir o verdadeiro e o falso, o bem e o mal, permitindo tirar suas próprias conclusões. Por meio deste tipo de educação, é possível não se perpetuar dogmas, convenções e ideias pré-concebidas. A criança adquire a capacidade de pensar livremente e não seguir pensamentos de massa. Começa assim a exercitar sua faculdade de pensar.

A Pedagogia Logosófica tem como sua grande meta, formar o educando em três planos – biopsicoespiritual, com vistas ao desenvolvimento natural de sua vida consciente. O método psicodinâmico da Logosofia propicia em consequência, o cumprimento de duas grandes finalidades da vida humana: evoluir conscientemente (aprendendo a descobrir o porquê e para que de sua existência) e constituir-se em servidor da humanidade – da qual faz parte.

De acordo com Hawking (2015. p. 224), “Nosso mundo é um lugar desconcertante. Queremos extrair um sentido do que vemos à nossa volta e perguntar: qual é a natureza do universo? Qual o nosso lugar nele e de onde nós viemos? Por que ele é do jeito que é? ”. Dentro deste preceito, as observações que a criança faz nos diversos ambientes em que ela frequenta, promove muitas perguntas. As respostas que ela vai encontrando para estas perguntas que ela formula são muito importantes pois vão promovendo sua compreensão do mundo e ao mesmo tempo vão preparando seu campo mental para se interessar por conhecimentos maiores.

 

FAÇA O DOWNLOAD DA MONOGRAFIA:

A importância da Lógica para o desenvolvimento infantil


 
 

Receba Nossos Informativos

Cadastre seu email para receber nossos informativos com novos artigos, livros e conteúdos exclusivos.